terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Desconto em cota única no IPTU de Lages chega até 18%

Desconto em cota única no IPTU de Lages chega até 18%
Serra Catarinense, 08/01/2013, Correio Lageano, por Susana Küster



Os Correios começam hoje a distribuição dos boletos de pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em Lages. A estimativa de arrecadação da Secretaria de Finanças é de R$ 6,5 milhões.



Os valores de IPTU variam de acordo com o estado de conservação do imóvel; o tamanho, localização e a área construída do terreno; e o tipo de acabamento da construção.



As melhorias no imóvel podem implicar aumento do imposto, já que ele é calculado sobre o valor comercial do bem. Desde 2006, as residências das famílias brasileiras atendidas pelo Bolsa Família, bem como pelo BPC (Benefício de Prestação Continuada), pelo Renda Cidadã, pelo Cartão Alimentação ou pelo Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), estão isentas do IPTU.



Em Lages, dos R$ 6,5 milhões que são esperados de arrecadação no imposto, 25% serão investidos na educação e 15% na saúde, como é preconizado em lei.
“O restante do dinheiro arrecadado, vamos aplicar em várias áreas, porque tudo é prioridade”, afirma o secretário de Finanças, Mateus Lunardi.



O valor do imposto foi reajustado em 5,98%, percentual estipulado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O pagamento poderá ser feito em agências do Banco do Brasil, nas lotéricas ou no posto do banco Itaú, que fica dentro da prefeitura, no andar térreo.

Forma do pagamento

Cota única
  • Em 8/02 - 18% de desconto
  •  Em 22/02 - 13% de desconto
  • Em 8/03 - 10% de desconto

  •  O parcelamento poderá ser feito em até 10 vezes, com a primeira parcela com vencimento em 28 de fevereiro e não tem desconto.



Em Correia Pinto, morador pode pagar 20% a menos


O valor de reajuste em Correia Pinto não foi divulgado pela secretária de Finanças do município, Maria Luzia Gonçalves. Ela não soube informar o dado e a estimativa de arrecadação.

Forma do pagamento

Cota única
  • Em 10/04 - 20% de desconto
  • Em 20/04 - 15% de desconto
  • Dia 30/04 - 10% de desconto


Valor do desconto será analisado em Otacílio Costa


O pagamento do IPTU em Otacílio Costa foi reajustado de acordo com a Unidade Fiscal do Município (UFM), que é de 6%. O secretário de Administração, Edson Pasold, diz que o desconto para os contribuintes que quiserem pagar em cota única está sendo analisado. “Haverá sorteio de prêmios para quem pagar em cota única”, adianta. Depois do dia 20 de fevereiro, o secretário afirma que saberá os descontos para quem pagar à vista e a forma de parcelamento.


Forma do pagamento

Cota única
  • Dia 10/03
  • Dia 10/04
  • Dia 10/05


  • Sem retorno. Em São Joaquim, o chefe de gabinete, Carlos Marconi, não localizou o responsável pelas informações de pagamento do IPTU do município, mas afirmou que tudo está sendo apurado.
  • O parcelamento poderá ser feito em até três vezes, com a primeira parcela com vencimento em 10 de abril e não tem desconto.

Nenhum comentário: