sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Sinalização reforçada nas obras da BR-282

Sinalização reforçada nas obras da BR-282
Lages, 04/01/2013, Correio Lageano, por Silviane Mannrich



Mesmo com a construção do viaduto, nos dias de maior movimento o trânsito flui normalmente nos dois sentidos da rodovia


Com a previsão de aumento de fluxo de veículos que cruzam a BR-282 durante os meses de dezembro e janeiro, a sinalização do local foi reforçada. Mesmo nos dias considerados de maior movimento não houve transtornos. Nas ruas usadas como desvios há placas de sinalização e agentes de trânsito fazem as orientações no local.


A previsão da liberação da avenida Luiz de Camões é para março. Em abril a BR-282,que passará por baixo da Camões, também será liberada. O inspetor chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Lages, João José Blomer, ressaltou que nos dias que antecederam o feriadão de final de ano e a volta para casa no dia 1° de janeiro o fluxo de veículos aumentou em mais de 200%.


“O trânsito fluiu mais tranquilo com as obras do que em anos anteriores quando havia o semáforo. As pessoas ainda se confundem com os desvios, mas as filas que aconteceram e o trânsito não ficou parado”, explicou.



De acordo com o analista de infraestrtura do Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte (Dnit), de Lages, Enio Spieker, antes do Natal foi feito um reforço na sinalização. “Entramos em contato com a gestão passada da prefeitura e com a PRF e vimos o que precisaria melhorar. A partir disso, fizemos as melhorias necessárias para termos o melhor trânsito possível”, explica. Foi reforçada a sinalização horizontal como lombadas, pintura das marginais, colocação de tachões e placas.


Falta conscientização



A professora Adriana Pereira que mora no acesso norte da cidade e utiliza a BR diariamente, disse que a sinalização está boa, mas falta o respeito por parte dos motoristas. “A mudança é necessária, qualquer obra traz transtornos, há placas e as ruas estão bem pintadas, mas  é preciso ter paciência e respeitar a sinalização”, afirma Adrina.



Os agentes de trânsito também reclamam da faltam de atenção dos motoristas que entram na contramão, principalmente na Getúlio Vargas, em sentido ao bairro Coral.
“Pedimos que a população e os motoristas obedeçam a sinalização, porque a maioria dos problemas de trânsito que tivemos no final do ano foi por falta de respeito à sinalização. Que tenham atenção, cuidado, e trafeguem em velocidade reduzida para dar segurança tanto aos trabalhadores quanto aos usuários”, alerta Spieker.



Desvios


As ruas que são utilizadas como desvios como a Hercílio Granzotto, Getúlio Vargas, parte da avenida Duque de Caxias, Campo Sales e Ponte Grande receberam um reforço. O aumento do fluxo provocou danos ao pavimento da rua Hercílio Granzotto, que teve que receber reforço.



“Foi removida uma parte do subsolo para aumentar a resistência da via, mas mesmo assim ainda tem alguns pontos que não há resistência suficiente, por isso estão abrindo alguns buracos”. A empresa responsável pelas obras das marginais irá recuperar o local. “O pessoal está de plantão e quando começa a aparecer estes problemas, já são feitos os reparos”, afirma Spieker.



De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Conta Dinheiro, Luiz Alberto Fernandes, o Betão, foram feitos os reparos na via, porém a reivindicação ainda é para que sejam colocadas lombadas físicas para que os motoristas diminuam a velocidade.



Spieker explica que depois que as obras do trecho terminarem todas as ruas que foram usadas como desvios, serão reformadas e serão entregues com asfalto novo à população.


Estágio do trabalho


Os pontos principais que estão sendo atacados agora são o viaduto da Luiz de Camões, com 30% de execução. “O pessoal esta voltando para concluir a laje, que levará mais um mês e meio para ser feita e ainda os guarda-corpos. A finalização está prevista para final de fevereiro”, afirma o analista



O viaduto da avenida Duque de Caixas está em fase de conclusão, faltando o término sobre o viaduto do Passo Fundo que deve ser concluído até fevereiro. Os dois viadutos deverão ser entregues juntos.



Já no viaduto da Ponte grande que está em fase inicial, estão sendo feitas as fundações e a previsão de conclusão é para o mês de julho. Nas marginais a obra está adiantada, faltando alguns pontos onde há interferência de serviços como esgoto, água, eletricidade e algumas desapropriações.


“Os proprietários já aceitaram, mas é preciso fazer os pagamentos, que nos próximos dias devem ser liberados. Até o início do segundo semestre queremos que as marginais também estejam prontas”, conlcui Spieker.



Fotos: Silviane Mannrich

Nenhum comentário: