quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Velocidade, colisão e quatro mortos na BR-282

Velocidade, colisão e quatro mortos na BR-282
Lages, 10/01/2013, Correio Lageano, por Núbia Garcia


As vítimas eram de Anita Garibaldi, estavam passando as férias em Florianópolis e viajavam para Lages para fazer uma revisão mecânica no veículo comprado há quatro meses. Todas são da mesma família, três morreram no local e uma no hospital



A revisão mecânica programada do automóvel novo fez a família da professora Miria Regina Dutra, 43 anos, se deslocar de Florianópolis, onde passavam férias, para Lages, na manhã de ontem. A cerca de 20 quilômetros de chegar ao Centro da cidade, ainda na BR-282, um grave acidente interrompeu a viagem. Miria, sua irmã e a sobrinha, morreram na hora. A filha de Miriam, que também estava no carro, morreu no início da tarde, no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres.



Pessoas próximas à família, que era de Anita Garibaldi, informaram que as quatro estavam havia alguns dias no litoral, onde aproveitavam as férias. Segundo a concessionária onde o veículo seria revisado, Miria havia agendado uma revisão de rotina do seu veículo, um Peugeot 308, comprado há quatro meses, para as 14 horas de ontem.



As outras vítimas foram Leila Lúcia Dutra, 36 anos, Letícia Dutra Machado, 10 anos, e Dayane Dutra Machado, 24 anos. Elas eram irmã, sobrinha e filha de Miria, respectivamente. Os corpos das três primeiras vítimas foram encaminhados ao Instituto Geral de Perícias (IGP).



Dayane, que havia sido socorrida pelo Corpo de Bombeiros, morreu no centro cirúrgico do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres. Os corpos foram liberados para o velório por volta das 18 horas.



De acordo com a família, Miria era professora da rede municipal em Anita Garibadi, Leila era dona de casa e Letícia e Dayane, estudantes. Esta última havia concluído o curso de Direito e deveria ser formar nos próximos meses. O velório está programado para o Salão Paroquial de Anita Garibaldi.


Polícia investiga  tentativa de ultrapassagem


O acidente aconteceu por volta das 10h30min, na localidade de Lambedor, próximo a ponte do Rio do Peixe, no Km 201 da BR-282. O acidente não interrompeu o trânsito local.



Uma análise preliminar da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontou que Miria dirigia em alta velocidade. Provavelmente teria tentado fazer uma ultrapassagem (figura 1) e desistiu da manobra, batendo na traseira do Celta (figura 2) que seguia à frente, dirigido por Ronaldo Henrique Athayde do Amaral, 29 anos, que nada sofreu.



Com o impacto da batida, o Celta foi arremessado e bateu na lateral da ponte, parando no acostamento (figura 3). O Peugeot ficou desgoverando e saiu da pista, arrancou uma placa de sinalização na cabeceira da ponte e capotou, caindo na margem oposta do rio. O veículo ficou completamente destruído.



A Polícia Rodoviária apontou o excesso de velocidade como provável causa do acidente, pois estima que o veículo estava a mais de 150 km por hora no instante da colisão. O resgate dos corpos e do Peugeot foi concluído por volta das 13 horas.

Nenhum comentário: