segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Carahá é usado como lixeira pela população

Carahá é usado como lixeira pela população
Lages, 26/02/2013,Correio Lageano


Secretaria do Meio Ambiente ainda não elaborou ações de limpeza



A falta de consciência da população quanto à poluição do meio ambiente ainda é grande. Para comprovar isso, basta andar pelas ruas para constatar a quantidade de lixo despejado em vias públicas. O lixo descartado irregularmente nos rios também contribui fortemente para a degradação do meio ambiente.



“Saio pra fazer caminhada todos os dias e sempre vejo uma grande quantidade de lixo no chão e até dentro do Carahá. As pessoas são muito descuidadas”, comenta a dona de casa Fernanda Oliveira, que costuma caminhar pela avenida Belisário Ramos.



Assim como ela, quem passa com frequência nas proximidades do rio Carahá pode ver uma grande quantidade de lixo depositada em suas margens e no seu interior.
Pacotes de salgadinho, papel e plástico são facilmente encontrados nas margens do rio que corta Lages.



Na manhã de segunda-feira (25), a reportagem do Correio Lageano flagrou pneus descartados dentro do rio, nas proximidades da ponte do bairro Caça e Tiro. Alguns metros à frente, antes de chegar na ponte da Avenida Dom Pedo II, funcionários da Secretaria do Meio Ambiente podavam os arbustos e cortavam a grama das margens.



De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Mushue Hampel, após a nomeação dos novos membros do Conselho do Meio Ambiente, que aconteceu na tarde de segunda, foi feita a apresentação de diversos projetos que devem ser discutidos na primeira reunião do grupo, prevista para 7 de março.



Dentre os temas debatidos está a elaboração de uma campanha para limpeza dos rios de Lages. Intitulado Margem Limpa, o projeto consistirá em mutirões de limpeza que devem ser realizados no mês de março. A primeira etapa acontecerá no rio Carahá e a segunda no Caveiras. As datas dos mutirões serão definidas na primeira reunião oficial do Conselho.



Quanto aos pneus descartados próximo à ponte do Caça e Tiro, Hampel afirma que fiscais foram encaminhados ao local para verificar a situação e uma equipe de limpeza será deslocada para retirar o material do rio. “Neste caso, não temos como multar ninguém, porque ainda não sabemos quem jogou os pneus lá”.




Foto: Núbia Garcia

Nenhum comentário: