Lages, 27/03/2013, Correio Lageano, por Núbia Garcia
Empresa de aviação civil terá dois centros no estado de Santa Catarina: um na Grande Florianópolis e outro em Lages
A Novaer Craft, empresa de aviação civil sediada em São José dos Campos (SP), que anunciou no ano passado a intenção de instalar uma fábrica em Lages, está produzindo o protótipo do avião que será fabricado na unidade catarinense. O modelo, feito em fibra de carbono, deve ficar pronto em setembro e a instalação da fábrica na cidade tem previsão de início para o primeiro semestre do ano que vem.
Os passos para a implantação da unidade, que vão desde o projeto, protótipos e processos de certificação, representam um investimento de R$ 80 milhões. Serão dois centros instalados em Santa Catarina. A Grande Florianópolis abrigará o centro de desenvolvimento de projetos e em Lages ficará o setor de fabricação e montagem da aeronave.
Em janeiro, a Novaer Craft apresentou as primeiras peças em fibra de carbono do primeiro protótipo do avião T-Xc, que deverá ser produzido na Serra Catarinense. As peças foram fabricadas na First Wave Brasil, de Taubaté, também em São Paulo.
De acordo com o secretário de Estado de Assuntos Estratégicos e presidente da SC Parcerias (que será sócia no empreendimento), Paulo César da Costa, o protótipo do T-Xc está sendo construído com base num avião conceito, feito em madeira.
Depois de apresentar as primeiras peças, como flaps, leme e ailerons, serão produzidas as nervuras e longarinas das superfícies de comando, em material composto. De acordo com a assessoria de imprensa da Novaer, a montagem final do protótipo deve acontecer na First Wave, até setembro deste ano. Após isso, devem ser produzidos outros dois protótipos, um para teste em vôo e outro para testes estáticos em solo.
Quando o primeiro protótipo for apresentado, será dado início ao processo de certificação para que as aeronaves possam ser comercializadas, junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e à aeroáutica. Esta etapa deve levar cerca de dois anos. Somente depois disso a Novaer vai iniciar a produção em Lages.
Quando a empresa estiver atuando com capacidade total na cidade, o que pode acontecer em até três anos após a certificação, a previsão é de que sejam gerados 400 empregos diretos, para produzir, anualmente, 120 aviões.
Unidade da Serra já tem encomendas
Nenhum comentário:
Postar um comentário