A palavra “logos”, se traduzida do grego, quer dizer “significado”. “Significado”, se observado por um prisma que leva em conta alguns dos desdobramentos possíveis do termo, pode nos levar ao entendimento de que todo símbolo carrega consigo indicadores abarrotados de, grosso modo, informação.
E o que exatamente isso tudo tem a ver com a evolução das logos ao longo do tempo? Por serem referenciais de uma marca ou coisa qualquer, as logos foram conquistando formas cada vez mais palatáveis aos sentidos.
Isto é: de formas que carregavam caminhões de detalhes a indicações até certo ponto minimalistas, as figuras que ilustram as marcas atualmente (a exemplo das logos da Microsoft Windows, da Mercedes-Benz e da Canon) fazem parte do nosso cotidiano – basta bater o olho em qualquer esquina para que logo se note uma propaganda aqui ou acolá.
Acompanhe a ilustração feita pela The Logo Company e visualize a evolução estética de algumas das logos mais famosas do mundo. Pepsi, Shell, BMW e Apple são algumas das marcas resgatadas.
(Fonte da imagem: Reprodução/thelogocompany)
Da marca escrita a uma estrela de três pontas (Mercedes-Benz), de uma figura que lembra formas de Krishna a apenas o texto cravado “Canon” — pode-se notar que não há necessariamente um padrão que define quais caminhos as representações gráficas devem seguir.
Fica evidente, no entanto, que todas as marcas buscam logos cada vez mais "simples" (facilmente identificáveis, na verdade). Um jogo de cores geralmente primárias e linhas objetivas, que formam figuras simétricas em grande parte dos casos, fazem das ilustrações formas com grande poder de assimilação sensorial. Fonte: The Logo Company
E o que exatamente isso tudo tem a ver com a evolução das logos ao longo do tempo? Por serem referenciais de uma marca ou coisa qualquer, as logos foram conquistando formas cada vez mais palatáveis aos sentidos.
Isto é: de formas que carregavam caminhões de detalhes a indicações até certo ponto minimalistas, as figuras que ilustram as marcas atualmente (a exemplo das logos da Microsoft Windows, da Mercedes-Benz e da Canon) fazem parte do nosso cotidiano – basta bater o olho em qualquer esquina para que logo se note uma propaganda aqui ou acolá.
Acompanhe a ilustração feita pela The Logo Company e visualize a evolução estética de algumas das logos mais famosas do mundo. Pepsi, Shell, BMW e Apple são algumas das marcas resgatadas.
(Fonte da imagem: Reprodução/thelogocompany)
Da marca escrita a uma estrela de três pontas (Mercedes-Benz), de uma figura que lembra formas de Krishna a apenas o texto cravado “Canon” — pode-se notar que não há necessariamente um padrão que define quais caminhos as representações gráficas devem seguir.
Fica evidente, no entanto, que todas as marcas buscam logos cada vez mais "simples" (facilmente identificáveis, na verdade). Um jogo de cores geralmente primárias e linhas objetivas, que formam figuras simétricas em grande parte dos casos, fazem das ilustrações formas com grande poder de assimilação sensorial. Fonte: The Logo Company
Nenhum comentário:
Postar um comentário