segunda-feira, 15 de abril de 2013

Manifesto pela reabertura do hospital veterinário



Manifesto pela reabertura do hospital veterinário
Lages, 16/04/2013, Correio Lageano



Falta de materiais para atendimento a paciente foi o motivo do fechamento




Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV/Udesc), em Lages, promoveram uma manifestação, na manhã desta segunda-feira (15) pedindo a reabertura do Hospital Veterinário, que está fechado desde a última sexta-feira (12).




O local foi fechado por decisão da direção e do colégio técnico, por falta de materiais para atendimento dos animais. A direção afirma que reabertura deve acontecer até a metade de maio.



A manifestação teve início por volta das 7 horas e, cerca de uma hora e meia depois, os acadêmicos fizeram um protesto em frente à universidade, trancando o trânsito local por aproximadamente 40 minutos. Depois disso, voltaram para o pátio da universidade onde deram continuidade ao manifesto até as 11 horas.



“O fechamento (do hospital) era previsto há tempos, porque tinha acabado o material de consumo, a gente estava levando do jeito que dava, o hospital fechou no limite do limite”, afirma o presidente do Centro Estudantil de Medicina Veterinária, Thomás Andrade.




Atualmente, para comprar medicamento e materiais necessários, é feita uma licitação que, geralmente, acontece no final do ano, com a previsão da rotina clínica sobre o que será gasto durante o ano seguinte. “A rotina clínica não é algo previsível. O sistema de compra de medicamentos deveria ser diferente. O hospital produz seu dinheiro através dos atendimentos à comunidade e, se ficasse com uma parte desse dinheiro, seria suficiente para funcionar”, avalia Thomás.




Para a acadêmica do sétimo semestre de Medicina Veterinária Alessandra Nelcir Berri, as aulas práticas serão prejudicadas por causa do fechamento do hospital. “Os animais das aulas práticas vinham da comunidade. Com o hospital fechado, esta fonte seca e a gente vai ficar sem aula prática. Nossa graduação fica deficiente”.




Governo do Estado reduziu as verbas

O diretor-geral do CAV/Udesc em Lages, Cleimon Dias, explica que no ano passado o Governo do Estado reduziu o repasse de verbas para a universidade e, por causa disso, a licitação não pôde ser aberta no final de 2012. “Tínhamos uma sistemática de abrir o edital de licitação no final do ano para poder receber os materiais a partir de janeiro e fevereiro”.



Por diversos entraves burocráticos, o edital só pôde ser lançado na segunda-feira (08) passada e o pregão deve acontecer na próxima sexta-feira (19). Segundo Cleimon, dentro de 30 dias, após o pregão, o hospital deverá voltar a funcionar normalmente.




De acordo com o administrador do Hospital Veterinário, Gustavo Cristiano Sampaio, como a licitação não foi realizada em tempo hábil, todo o material que vinha sendo usado até o fechamento do hospital, era resíduo do que foi adquirido em 2012. “Como este resíduo acabou, tivemos que fechar o hospital”, completa.




Foto:Núbia Garcia/Divulgação

Nenhum comentário: