domingo, 14 de abril de 2013

Motoristas usam a Duque como querem



Motoristas usam a Duque como querem
Lages, 15/04/2013, Correio Lageano, por Suzani Rovaris


Todos os dias, motoristas que trafegam pela Avenida Duque de Caxias, em Lages, se aproveitam das obras de revitalização para desobedecer as normas de trânsito, que na prática, não estão sendo cobradas por falta de sinalização.


Tempo limitado, falta de atenção, desconhecimento das leis e excesso de confiança são alguns dos motivos que fazem os motoristas driblarem as regras. Quem costuma correr contra o relógio pode cometer deslizes na esperança de ganhar mais tempo.


Uma das manobras mais realizadas são os retornos irregulares. Somente o canteiro entre a Avenida Belisário Ramos e a bifurcação com a Avenida Presidente Vargas está pronto. No restante da Duque de Caxias não há bloqueio e isso facilita a passagem dos veículos.


Alguns condutores até realizam esses retornos nos pontos de cruzamento, mas outros não se importam e atravessam nos locais onde serão construídos os demais canteiros. A equipe do Correio Lageano observou o tráfego do local por 30 minutos. Durante esse período, 10 veículos, entre automóveis e motocicletas, passaram para a outra pista sobre o canteiro a ser construído.


A imprudência ou a negligência ao volante pode custar a vida do motoristas ou de outras pessoas. A manobra irregular pode provocar uma colisão traseira.
Quem segue pelas duas pistas da Duque de Caxias deve estar consciente que só pode fazer o retorno nos cruzamentos onde não há sinalização de bloqueio. 


Posições divergentes


O Secretário de Segurança, coronel Della Justina, afirma que não há como cobrar do motorista que realiza as manobras sobre os canteiros, pois nestes locais não há placas. Segundo ele, se não há sinalização, o motorista não está infringindo a lei.


Já o departamento de trânsito da Polícia Militar afirma que nos cruzamentos são permitidos os retornos, mas é proibida a passagem dos veículos sobre o canteiro, mesmo que no local não esteja nada construído. De acordo com a PM, o motorista tem que estar consciente que ali é um divisor de duas pistas.




Fotos: Suzani Rovaris

Nenhum comentário: