segunda-feira, 1 de julho de 2013

25ª Festa do Pinhão vista em números

25ª Festa do Pinhão vista em números
Lages, 02/07/2013, Correio Lageano



Pesquisa da Fecomércio traça o perfil das pessoas que estiveram no evento, que tem diferencial em relação a outras festas.




A opinião pública sobre a 25ª Festa Nacional do Pinhão foi positiva. O resultado é baseado em uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecormércio) e apresentado na segunda-feira (1) na Pousada do Sesc. Um dos pontos mais significantes apontado pelo estudo foi a intenção de retorno dos turistas à festa:  94,3%. O número está diretamente ligado à avaliação da cidade durante o evento, assim como avaliação de hospedagem e comércio.



O evento teve a presença da Prefeitura de Lages e Secretarias de Desenvolvimento Regionais, sindicatos, além de integrantes do grupo gestor da Rota Caminhos da Neve. A pesquisa traça o perfil dos visitantes por meio de itens como média de gasto, cidade de origem, faixa etária, sexo, renda média familiar, estado civil, ocupação, entre outros. Depois aborda itens como qualificação e avaliação do evento, impacto econômico turístico e comercial, geração de emprego e outros.




É a terceira vez que a Fecomércio faz pesquisa na Festa do Pinhão. Conforme o gerente de planejamento da entidade, Renato Barcellos, é possível notar a evolução do evento. “O resultado foi positivo, uma vez que mais de 90% do público entrevistado pretende volta”.



O objetivo do trabalho é fornecer apoio aos organizadores e apontar o que ainda precisa ser melhorado, diz Barcellos. “Um dado que chamou a atenção, mas que não podemos considerar como negativo, foi o acesso dos visitantes ao Conta Dinheiro, devido às obras da BR-282, abordado pelos visitantes”.




“A festa já é um evento consolidado. Possui um diferencial das demais festas do estado por ser regionalizada, mesmo com um cunho nacional”, avalia o gerente. Mesmo com um resultado positivo, a Festa do Pinhão necessita de ajustes, conforme o secretário de Turismo, Flávio Agustini. Alguns deles é rever o preço praticado dentro do evento, os horários dos shows e melhorias na infraestrutura.



PERFIL DE TODOS OS VISITANTES


527 pessoas pesquisadas

Sexo
  • Masculino – 39%
  • Feminino – 61%


Faixa etária

  • 18 a 25 anos – 27%
  • 26 a 30 anos – 23%
  • 31 a 40 anos – 26%
  • 41 a 50 anos – 17%
  • 51 a 60 anos – 6%
  • acima de 60 anos – 1%


Origem dos visitantes

  • Santa Catarina – 92%
  • Rio Grande do Sul e Paraná – 5%
  • Outros – 3%


Principais municípios

  • Lages – 30%
  • Otacílio Costa – 3%
  • Curitibanos – 2%
  • São Joaquim – 2%
  • Florianópolis – 14%
  • Balneário Camboriú – 4%
  • Blumenau – 3%
  • Itajaí – 2%
  • Joinville – 4%
  • Criciúma – 2%
  • Tubarão – 2%



PERFIL DO TURISTA

508 entrevistados

Sexo
  • Masculino – 50,6%
  • Feminino – 49,4%


Estado Civil

  • Casado – 53,3%
  • Solteiro – 41,7%
  • Separado ou divorciado – 3,9%
  • Viúvo – 1,0%


Faixa Etária

  • 18 a 25 anos – 24,6%
  • 26 a 30 anos – 22,4%
  • 31 a 40 anos – 25,2%
  • 41 a 50 anos – 19,7%
  • 21 a 60 anos – 6,3%
  • Mais de 60 anos – 1,8%


Ocupação

  • Carteira assinada – 58,0%
  • Serviço Público – 5,9%
  • Autônomo – 15,0%
  • Empresário – 7,7%
  • Estudante – 5,9%
  • Estagiário – 0,6%
  • Aposentado – 3,0%
  • Do lar – 2,6%
  • Desempregado – 0,8%
  • Outro – 0,6%


Tipo de transporte

  • Carro próprio – 79,5%
  • Excursão (van e micro-ônibus) – 9,3%
  • Ônibus – 4,3%
  • Carro alugado – 1,2%
  • Outro – 5,7%


Grupo de viagem


  • Família – 58,2%
  • Amigos – 36,7%
  • Sozinho – 4,5%
  • Colegas de trabalho – 0,6%


Tipo de hospedagem

  • Casa de parentes ou amigos – 31,2%
  • Casa alugada – 2,0%
  • Hotel – 26,0%
  • Pousada – 3,0%
  • Quarto café em casa de família – 0,2%
  • Outro – 2,8%
  • Nenhum, não dormiu na cidade – 34,9%


Cidade de hospedagem

  • Lages – 92,2%
  • Correia Pinto – 1,4%
  • Otacílio Costa – 1,1%
  • São José do Cerrito – 0,6%
  • Rio Rufino – 0,6%
  • Outras – 4,0%


Como ficou sabendo da Festa?

  • Através de amigos ou parentes – 47,9%
  • TV – 31,1%
  • Internet – 15,6%
  • Rádio – 2,8%
  • Folder – 0,8%
  • Outra – 16,4%


Primeira vez na Festa?

  • Sim – 40,1%
  • Não – 59,9%


Número de visitas anteriores

  • 1 ou 2 vezes – 34,8%
  • 3 a 4 vezes – 25,8%
  • 5 a 6 vezes – 14,4%
  • mais de 6 vezes – 25,1%


Principal atrativa da Festa

  • Shows musicais – 47,6%
  • Gastronomia – 23,3%
  • O frio (clima de inverno) – 14,2%
  • Manifestações folclóricas – 10,9%
  • Outra – 4,0%


Eventos que participou


  • Festa do Pinhão/Parque Conta Dinheiro – 85,4%
  • Recanto do Pinhão – 13,7%
  • Sapecada – 0,9%


Intenção de visitar outra cidade

  • Não – 83,0%
  • Sim – 17,0%



Avaliação dos itens relacionados à Festa

                                             Ótimo  – Bom  – Regular – Ruim – Péssimo – Não utilizou

Gastronomia e bebidas            24%       40%      7%           1%         1%                 27%
Comércio no Parque
Conta Dinheiro                       16%      47%      7%            0%       0%                  30%
Apresentações                       19%      31%      6%            2%       2%                 41%
Infraestrutura da Festa            31%      45%      5%            1%       0%                18%
Serviço de van para Parque     1%         0%        0%            0%       0%                 99%
Delegacia                               15%      26%      1%            1%        0%                57%
Pronto atendimento               8%        26%      1%           0%          0%                   64%


Avaliação da cidade
                                           Ótimo – Bom – Regular – Ruim – Péssimo – Não utilizou
Hospedagem                          20%        33%       6%         0,6%       0,6%           40%
Comércio                               10%        34%       4%         0%           1%               51%


Intenção de retornar ao próximo ano

  • Sim – 94,3%
  • Não – 5,7%



TURISMO E COMÉRCIO

Impacto do Recanto do Pinhão para o comércio local          

  • Positivo – 65,5%
  • Neutro – 27,6%
  • Negativo – 6,9%


Avaliação do movimento nos hotéis e pousadas

  • Muito bom – 16%
  • Bom – 68%
  • Irrelevante – 16%
  • Negativo – 0%
  • Péssimo - 0%



Foto: Suzani Rovaris

Nenhum comentário: