Lages, 02/07/2013, Correio Lageano, por Silviane Mannrich
Empresa busca alternativas para facilitar o acesso em pontos considerados irregulares fechados na BR-116
Desde o final do ano passado, a Autopista Planalto Sul, concessionária responsável pela manutenção da BR-116, vem fechando acessos considerados irregulares. O ato gerou revolta entre os usuários, pois muitos empresários não foram notificados sobre as mudanças.
Na segunda-feira (1), a Auto Pista apresentou aos prefeitos dos municípios afetados pelos bloqueios de acessos e ao Ministério Público Federal um novo projeto para melhorar os pontos críticos.
Depois das solicitações, a concessionária analisou os pedidos e realizou um projeto que considerou mais viável. Serão cerca de 7km de marginal e a alteração de dois trevos. O próximo passo será encaminhar o projeto para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
“Em 15 dias deveremos entregar o projeto à Agência, que irá encaminhar para Brasília. A obra no trecho de Lages é prioridade. As obras, porém, não devem iniciar em menos de um ano”, ressalta o gerente de engenharia da Autopista Planalto Sul, Marcos Fabricio Dutra.
Se aprovado o projeto, as melhorias deverão impactar diretamente no preço do pedágio. A previsão é de um aumento de R$ 0,05 a R$ 0,10, sem contar com o reajuste anual da tarifa. “Depois da aprovação da ANTT, será feito o projeto de engenharia executivo e, eventualmente, a modificação do contrato para incluir essas alterações”, explica o procurador geral da república em Lages, Narazero Jorgealém Wolff.
Os quatro municípios da Serra Catarinense (Capão Alto, Correia Pinto, Ponte Alta e Lages) elaboraram um programa de necessidades e entregaram para a Autopista. “A Auto pista recebeu os prefeitos e fez uma compatibilização das informações, e ela vai se encarregar de entrar com um pedido de autorização para as obras. Foi preciso instaurar um inquérito civil público para apurar a situação”, completa o procurador.
O que está previsto
Lages
- Ruas laterias do km 245 ao km 248 nos dois lados da rodovia. É considerado prioridade entre todos os municípios da Serra.
Correia Pinto
- 2.200 metros de marginal dos dois lados da rodovia e mudança no trevo que dá acesso ao Corpo de Bombeiros.
Ponte Alta
- Ruas laterais de 500 metros de cada lado, mais sinalização.
Capão Alto
- Trevo do km 284 ao km 660 que dá acesso à região da Coxilha Rica.
Foto: Silviane Mannrich
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