sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Sem calçadas, os pedestres andam sobre ruas do bairro Guarujá

Sem calçadas, os pedestres andam sobre ruas do bairro Guarujá
Lages, 01/11/2013, Correio Lageano, por Suzani Rovaris



Os moradores da rua Lisboa, no bairro Guarujá, em Lages, reclamam da falta de espaço adequado para o tráfego de pedestres. O movimento de carros é intenso e as pessoas precisa dividir a rua para poder caminhar.


Segundo a proprietária do Mercado São Sebastião, Alexandra Diniz Alves de Godos, há cerca de cinco meses, ela presenciou alguns acidentes próximo ao mercado. Um deles, lembra que a vítima era uma adolescente. Como Alexandra conta, ela foi atingida por um veículo e jogada para dentro de um terreno baldio. “A menina estava caminhando na beira da estrada quando o carro a atingiu”.



O ponto onde ocorrem mais acidentes é o cruzamento da Rua Lisboa com a Rua Porto Seguro. Em outra ocasião, conta que um motociclista atingiu outro pedestre, os dois não tiveram lesões graves. Explica que às vezes as pessoas caminham pela vegetação às margens da estrada para evitar acidentes.




A rua Lisboa é um dos principais acessos do bairro, principalmente para pais que moram no bairro Tributo e têm filhos que estudam no Caic Irmã Dulce. Nas proximidades, é a única rua asfaltada, por isso, o movimento é grande.



Durante 15 minutos que o Correio Lageano observou o tráfego, mais de 10 carros tiveram que desviar das pessoas que caminhavam.



Frente da maioria das casas é de grama

A Rua Lisboa é asfaltada, mas praticamente todas as casas não têm calçadas. Em frente da maioria há apenas grama ou mato, em outros os carros ficam estacionados, impedido a passagem do pedestre.



A passagem do pedestre pela via deve ser realizada sobre a calçada, e esta é de responsabilidade do proprietário, mas conforme explica o fiscal da Secretaria do Meio Ambiente Adailton Camargo, a rua precisa de meio-fio, caso contrário a fiscalização não poderá exigir calçada. Mesmo assim, Camargo se comprometeu em visitar o local para verificar o mato alto.



O secretário de Obras, Joel Netto Monn, também se comprometeu em visitar o local para verificar a possível implantação de meios-fios ao longo de toda a rua. “Haverá maiores condições dos proprietários fazerem as calçadas”.



Foto:Suzani Rovaris

Nenhum comentário: