Ponte Alta, 06/03/2014 Correio Otaciliense
Essa é a segunda moranga gigante que o homem colhe.
O otaciliense, Valdo de Souza Coelho, 60 anos, está
surpreso com o tamanho da moranga que colheu na sua lavoura, na
localidade de Cerro Verde, interior de Ponte Alta.
No ano passado, o agricultor havia colhido uma moranga de 26 quilos, mas a intenção era colher uma moranga ainda maior nesse ano. Foi o que aconteceu, no meio das outras, uma se destacou. Uma das morangas, sem espécie identificada, pesou 35 quilos. “Todo mundo que eu contava não acreditava, por isso decidi tirar uma foto e pesar para ficar registrado”, conta o agricultor, observando que o mais o surpreende é o fato de não ter adubado a plantação, e mesmo sofrendo com a estiagem, conseguiu colher a moranga gigante.
Este foi o segundo ano que o agricultor plantou moranga em sua lavoura. Ele adianta que no próximo ano pretende adubar a plantação para colher uma hortaliça de 40 quilos.
Valdo planta em seu sítio há aproximadamente 10 anos para a alimentação da família. Entre os cultivos, a produção de milho; além do aipim, batata doce, entre outras variedades.
Seguindo o exemplo da moranga gigante, que colheu na safra anterior, Valdo também irá produzir um doce com a moranga colhida este ano. “Vou ter doce para o ano inteiro”, brincou.
Segundo o engenheiro agrônomo da EPAGRI da sede em Otacílio Costa, Aziz Abou Hatem, há muito tempo tem se estudado as causas do aparecimento de hortaliças gigantes e tem-se chegado a algumas conclusões. Em determinadas ocasiões, há um crescimento acelerado de células, como um tumor, associado à alta disponibilidade de nutrientes e água, possivelmente também a predisposição genética da hortaliça. “Na propriedade do seu Valdo, pode ter acontecido este tipo de tumor na moranga. O solo deve ser muito rico de nutrientes por isso ela se desenvolveu bastante”, explicou Aziz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário