terça-feira, 14 de agosto de 2012

Homenagens lembram o dia da Padroeira de Lages

Homenagens lembram o dia da Padroeira
Lages, 14/08/2012, Correio Lageano



As homenagens à Santa que é padroeira de Lages iniciaram no último domingo (12) e terminam nesta quarta-feira (15), dia de Nossa Senhora do Prazeres. Uma extensa programação deve reunir cerca de 5 mil fiéis, durante todo o dia.



O momento mais aguardado pela comunidade é a coroação de Nossa Senhora dos Prazeres que acontece na Catedral Diocesana, às 19 horas. A homenagem é organizada pela Paróquia São Judas Tadeu e a coroação é realizada por crianças.



O Pároco da Catedral, padre Valdir Goedert lembra que a data é um feriado religioso e que as pessoas devem utilizar o dia como momento de reflexão e oração. “Precisamos motivar a comunidade para a reflexão, o nosso tema deste ano é Com Maria, a Família Gera a Vida, para resgatar a importância da família e que este dia não deve ser visto como um momento de descanso e tempo livre, mas sim de adoração”, afirma o padre Valdir.



Durante todo o dia várias atividaes estão sendo programadas e mesmo todas sendo realizadas na Catedral, outras paróquias também ajudam na organização.
A devoção a Nossa Sehora dos Prazeres em Lages, é tão antiga quanto o início da cidade. A pedido do então governador de São Paulo, Luiz Antônio de Souza Botelho Mourão, o Capitão-Mor Regente do Sertão de Curitiba, Antônio Corrêa Pinto de Macedo, iniciou uma povoação e a capela dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres, em 1766.



O governador pediu para que o nome da povação fosse Vila Nova dos Prazeres e que a matriz recebesse o nome de Nossa Senhora dos Prazeres, santa que ele ele tinha devoção especial. Pe. Valdir explica que antigamente era comum as famílias terem uma santa como madrinha e a padroeira da família, no caso do governador de São Paulo, Luiz Antônio, era a Nossa Senhora dos Prazeres.



A invocação Nossa Senhora dos Prazeres busca sua origem em Portugal. Trazida pelos portugueses se e se encontra espalhada pelo país. O título Senhora dos Prazeres é o mesmo que Senhora da Alegria, Glória, Luz.



A imagem que se encontra no interior da Catedral Dicesana é a mesma trazida por Corrêa Pinto que ganhou do governador Luiz. É feita em madeira e foi produzida em Portugal.




Programação da Catedral

8 horas - Santo Rosário
10 horas - Missa Solene
14 horas - Adoração ao Santíssimo com Confissões
15 horas 30 min. - Celebração da Saúde e Unção dos enfermos
19 horas Missa com Coroação de Nossa Senhora dos Prazeres.




Saiba o que fecha neste feriado


Na prefeitura não haverá expediente. O atendimento ao público voltará ao normal, na quinta-feira. Os serviços essenciais à comunidade serão prestados, entre eles o Plantão da Semasa e os atendimentos no Pronto Socorro Municipal Tito Bianchini e cemitérios municipais.



O comércio de Lages também ficará fechado. Já os supermercados devem abrir no horário normal.



O Sistema Municipal e Estadual de Educação também respeitarão o feriado e todas as escolas, assim como a Secretaria Municipal, deixará de funcionar neste dia.



Foto: Silviane Mannrich

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...