quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Hospital de Ponte Alta poderá ser beneficiado com convênio entre Amures e Uniplac


A Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) iniciaram esta semana, a construção de uma proposta para conveniar serviços de saúde com os 18 municípios da Serra Catarinense
$alttext
A Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) iniciaram esta semana, a construção de uma proposta para conveniar serviços de saúde com os 18 municípios da Serra Catarinense. A ideia é capacitar e reciclar serviços como do programa da Estratégia de Saúde da Família (ESF), de atendimento nas unidades básicas de saúde e num futuro breve, abrir os postos de saúde para os estudantes de medicina realizar trabalho monitorado pelos professores.
A reunião na Uniplac contou com o reitor da Universidade, professor Elson Rogério Bastos Pereira e a secretária de Saúde de Ponte Alta, Rosana Bitencourt. “Creio que poderemos em breve receber os alunos que estão em formação na área de medicina para trabalhar nos postos de saúde. Poderão inclusive trabalhar em hospitais desses municípios. Só dependemos de analisar as bases desse futuro convênio”, informa o presidente da Amures, Luiz Paulo Farias.
Ele cita como exemplo a parceria da Uniplac com a Secretaria de Saúde de Lages, que vem dando certo. No caso de Ponte Alta, o prefeito disse que já conversou com o novo presidente do Hospital, João Francisco Tobias que sinalizou favorável ao convênio. Em Ponte Alta será viabilizado tanto o atendimento médico em parceira com a universidade quanto a organização dos serviços burocráticos.
Além de baratear custos, a parceria com a universidade vai capacitar o corpo técnico da saúde e ampliar o atendimento em especialidades que não existem hoje nos municípios. Também em áreas como das engenharias e elaboração de projetos os convênios podem evoluir. Até a próxima semana a Uniplac deve enviar uma proposta da futura parceria à Amures e o documento será apreciado pelos prefeitos na assembleia de setembro.
Outro fator que contribui para esta aproximação é que a Uniplac está se cadastrando junto ao Ministério da Saúde para fazer atendimento pelo Sistema Único de Saúde (Sus). Nos próximos dias as duas entidades emitirão um parecer de viabilidade do convênio que é inédito em Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...