terça-feira, 30 de outubro de 2012

Falta de leitos revolta polpulação

Lages, 31/10/2012, Correio Lageano





O problema de falta de leitos nos hospitais continua. Uma denúncia no Facebook na tarde de ontem (30), motivou o Correio Lageano a retomar o assunto, que vem sendo acompanhado pela Redação há meses. No último ano, mais de 15 matérias relacionadas à falta de leitos foram veiculadas pelo jornal.




A denúncia publicada no grupo Lages-SC no Facebook, por Rosa Bairros, evidência o descaso das autoridades públicas com o problema da saúde na região. Ela conta que uma pessoa próxima a ela foi levada ao Pronto Atendimento nas primeiras horas do dia, recebeu alta, voltou a passar mal e retornou ao Pronto Atendimento, ficando sem internamento por falta de leito.
Ela explica também, que mesmo pagando pelos serviços, o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres informou que não tem condições de internar novos pacientes.




De acordo com a Gerente do Pronto Atendimento Municipal Tito Bianchini, Patrícia Rosa, a média de pacientes por dia que aguardam leito fica em torno de oito pessoas. Ela comenta que com a greve dos funcionários estaduais da saúde, os leitos destinados à internação pelo SUS reduziram a apenas um por dia, e que a demanda aumentou. Foi determinado que o atendimento que deve ser feito durante a greve é de no mínimo 70% da demanda. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Regional Lages, os 70% de atendimento estão sendo cumpridos pelos funcionários da Saúde, além dos casos de emergência e urgência.




Patrícia explica que alguns pacientes são tratados no próprio Pronto Atendimento, mas que outros necessitam de suporte hospitalar. Quando o paciente encontra-se em estado grave, é feito uma busca de leitos nas UTI’s e o Samu realiza uma procura na região.




A enfermeira chefe Kelly Cristina Tausendfreund informa que além da demanda da cidade, o Pronto Atendimento recebe pacientes de toda a região, aumentando a busca por leitos.
De acordo com matéria publicada no Correio Lageano no dia 11 de setembro deste ano, a ampliação do Hospital Tereza Ramos visa resolver a falta de leitos, que é um dos principais problemas da região.




O diretor clínico do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, Paulo Duarte afirma que não há falta de médicos atualmente no quadro hospitalar.




Já a diretora geral do Hospital, Irmã Nelsa Hackbarth explica que realmente há falta de leitos, e nesta terça-feira três pacientes aguardavam na emergência. Ela ressalta que a prioridade de encaminhamento aos leitos é da emergência e urgência, demanda que é crescente.





Leia o relato de Rosa Bairros






Momento de indignação, não sei se tenho raivaou nojo do descaso com a saúde das pessoas. Estou com uma pessoa muito querida no Pronto Socorro desde as primeiras horas do dia de hoje, em estado grave. O médico liberou para ir embora, ela foi e passou mal. Está novamente no Pronto Socorro sem internamento, liguei para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres e perguntei se teria como chamar um médico na emergência o qual seria pago todas as despesas. A resposta foi: “nem que pague não adianta vir aqui que não tem médico nem leito”.





A que ponto chega o desrespeito ao ser humano que paga seus impostos, paga INSS e na hora que precisa o que resta é ficar à mercê da sorte no Pronto Socorro. Meu Deus até guando vai ter que morrer pessoas para que alguma coisa seja feita, para que os doentes sejam tratados com o mínimo de dignidade. É um absurdo! Nestas horas peço a Deus muita paciência porque a vontade é de ir lá quebrar tudo de vez... Fica aqui meu desabafo de INDIGNAÇÃO, não gostaria que isso estivesse acontecendo, realmente não gostaria.

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...