segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

DIC prendeu mais de 100 pessoas neste ano

Lages, 31/12/2012, Correio Lageano, por Susana Küster


A Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Lages divulgou um balanço de ações feitas neste ano de 1 de janeiro ao dia 15 dezembro. Foram realizados 34 mandados de busca e apreensão, presas 130 pessoas, sendo que destas 118, foram prisões preventivas, temporárias e flagrantes, e 12 foram recapturas.


Foi dado apoio em operações de outras seis comarcas, feitas 127 depoimentos, realizadas oito operações de combate a contravenções, apreendidos 23 quilos de drogas, entre cocaína, crack e maconha.


De acordo com o delegado da DIC, Márcio Schutz, uma média de 11 pessoas são presas por mês pela delegacia. “Esse número é ótimo, supera várias delegacias e mostra o esforço do nosso policial. É como se a cada dois dias, alguém é preso”, salienta.


O delegado elenca vários casos importantes desvendados pela DIC, entre eles, o da técnica em enfermagem Angelita Tormen Branco. Ela foi presa em flagrante acusada de vender e aplicar vacinas contra a H1N1 em sua residência. A DIC chegou até Angelita por meio de uma denúncia. Na casa, a polícia encontrou duas seringas usadas, cinco fechadas e cinco agulhas, além de um frasco de vacina.


Outro caso é o de André Rau, acusado de desviar dinheiro da folha de pagamento da prefeitura. Ele foi preso em Itapema e depois de audiência, responde o processo em liberdade. Uma ocorrência de risco à saúde pública foi atendida pela DIC. Uma casa no bairro Universitário, falsificava bebidas alcoólicas em um laboratório clandestino.


O suspeito, Hildo Sutil de Andrade, de 45 anos, comprava bebidas de baixa qualidade e adicionava corantes, aromas e outros produtos para aproximar o líquido aos de marcas famosas e bastante comercializadas no mercado. As garrafas eram lacradas com selos falsificados de Imposto de Produtos Industrializados (IPI). Ainda no laboratório foram apreendidos lacres, selos e garrafas vazias.


Entre os casos de homicídio, Schutz destaca a elucidação do assassinato de Ernani Santos de Liz, conhecido como Mortadela. Foi preso Daian Rodrigues de Liz com o auxílio da Polícia Civil de Palhoça.


O delegado diz que a comunidade ajudou bastante neste ano através de denúncias anônimas pelo número 197.

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...