terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

População aguarda início das obras da SC-114

População aguarda início das obras da SC-114
São Joaquim, 12/02/2013, Correio Lageano



Os moradores da Serra Catarinense, principalmente de São Joaquim, aguardam ansiosos o início das obras de pavimentação da SC-114, antiga SC-438, entre São Joaquim e Painel. A ordem de serviço para obras foi entregue no dia 10 de janeiro. À época, o governador Raimundo Colombo prometeu que os serviços iniciariam em 30 dias.




O gerente de Infraestrutura da Secretaria Regional de São Joaquim (SDR), Wilson da Rosa Cruz, justifica que problemas de logística  envolvendo a empreiteira, como alojamento para os funcionários que vão trabalhar no canteiro, atrasaram a obra. Contudo, afirma que a empresa está se instalando para iniciar os trabalhos, e acredita que na próxima semana devem começar as chegar as primeiras equipes.



“Na última sexta-feira, conversei com dois engenheiros da empreiteira. Eles disseram que estão acertando os últimos detalhes e que voltarão na próxima quarta-feira com algumas equipes”, justifica, assegurando que, apesar do atraso, o projeto está “dentro do cronograma”.



De acordo com ele, num primeiro momentos irão chegar as equipes de topografia e de laboratório de solo, que irão fazer todo o levantamento da rodovia, antes de as máquinas iniciarem, efetivamente, os serviços. Cruz afirma que os recursos para a obra estão assegurados pelo governo do Estado.



A secretária regional, Solange Pagani, diz que tem cobrado da empreteira o início da obras, e reforça que o problema de logística atrasa o começo dos trabalhos. “Sabemos da preocupação dos moradores, mas logo tudo estará resolvido”, comenta.




A reabilitação da SC-114 custará R$ 55,7 milhões  aos cofres públicos. Ao todo serão pavimentados 55,1 quilômetros. A recuperação prevê acostamentos, alteração de traçado em seis curvas acentuadas, implantação de faixas adicionais em locais com subidas, construção de acessos, entre outros serviços.



A rodovia foi pavimentada entre os anos de 1978 e 1980 e passou apenas por recuperação pontual. Diariamente, é usada para o escoamento da produção agropecuária, industrial e agrícola. A cada ano cerca de 240 mil toneladas de maçã passam pela via. A expectativa é que, com as reformas, será também uma importante rota turística para a região.




Foto:Adecir Morais

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...