domingo, 24 de março de 2013

Pontos de informações turísticas fechados



Pontos de informações turísticas fechados
Lages, 23 e 24/03/2013, Correio Lageano



O inverno e a 25ª Festão Nacional do Pinhão estão chegando e com eles os turistas. Diante disso surge o questionamento de como Lages está se preparando para receber os visitantes. Dos três Centros de Informações Turísticas da cidade, apenas um está funcionando. A Secretaria de Turismo informa que o trabalho inicial consiste em “arrumar a casa” para receber quem vem de fora.



Apenas o Centro de Informações Turísticas localizado próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-282, está operando. A casa do turista no final da avenida Duque de Caxias, próximo à BR-282, e o trailer que ficava estacionado no acesso sul da cidade, oferecendo serviços de informações turísticas, estão desativados.



O secretário de Turismo, Flavio Agustini, informa que o Posto de Informações Turísticas da BR-282 foi reativado. O Conselho Municipal de Turismo também deve ser reativa, anuncia. “Nossa ideia  é arrumar a casa, formatar o conselho, fazer o planejamento, prestar serviços de informações. A cidade tem que ser sempre atraente, bonita, limpa  e organizada”, ressaltou.



Segundo Agustini, a Casa do Turista precisou ser fechada, pois deixou de oferecer acesso aos turistas, que não conseguem chegar ao local em virtude das obras do viaduto da BR-282. “Dificilmente o turista vai ter condições de chegar lá”, disse. O mesmo aconteceu com o trailer que ficava estacionado no acesso sul, que foi emprestado para a Secretaria de Meio Ambiente. O trailer será utilizado como castrador móvel para animais de rua. “Ele servia eventualmente na Festa do Pinhão e em alguns meses de férias”, acrescentou.



Agustini destaca que, tendo em vista a Festa do Pinhão, a intenção é realizar o Inventário Turístico (Invtur), que vai contabilizar o número de leitos nos hotéis de Lages, restaurantes e equipamentos turísticos que poderão ser utilizados e atrair visitantes. “A gente precisa ter o diagnóstico da cidade para poder planejar”, destaca.



Durante os dias de festa, estruturas deverão ser montadas fora do Parque Conta Dinheiro orientando os vistantes a respeito de hospedagens, restaurantes e mobilidade, como linhas de ônibus e pontos de táxi.




Fotos Joana Costa

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...