domingo, 21 de julho de 2013

UFSC discute ampliação em Curitibanos

$alttext
Projeto do Hospital de Clínicas Veterinárias (HCV) deve ficar pronto até março de 2014
Curitibanos, 21/07/2013 A Semana 

Apresentar uma resposta às demandas de construções prioritárias, com cronograma e plano de ocupação, e levar três novos veículos para utilização da comunidade acadêmica. Essas foram as principais missões das equipes da Pró-Reitoria de Administração (Proad) e de Planejamento e Orçamento (Proplan) em visita, na última sexta-feira (12), ao campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Curitibanos.
A ida até o campus também respondeu à manifestação de estudantes de Medicina Veterinária, realizada no dia 4 de julho, com reivindicações relativas à infraestrutura do curso. A principal demanda dos manifestantes, expressa por meio de um documento enviado à Administração Central, era por um posicionamento da Universidade sobre a construção de um Hospital de Clínicas Veterinárias (HCV) e de um Centro de Diagnóstico Veterinário, estrutura essencial para a formação dos alunos do curso, fundado em 2012. A Administração Central levou um planejamento priorizando sete construções, entre elas o HCV, cujo projeto será licitado e deve ficar pronto até março de 2014.
A comitiva foi formada pela pró-reitora adjunta de Administração Lúcia Maria Loch Góes, a representante da Coordenadoria de Gestão Ambiental Gabriela Zampieri, a pró-reitora adjunta de Planejamento e Orçamento Izabela Raquel, além de duas técnicas da equipe do Departamento de Projetos Técnicos de Arquitetura e Engenharia (DPAE) Camila Poeta Mangrich e a coordenadora de Projetos de Arquitetura e Engenharia Leila da Silva Cardozo.
“Nosso objetivo foi o de responder às reivindicações e apresentar um panorama do que se planeja para o campus, por meio da proposta de um plano de ocupação. As ações seguirão o cronograma apresentado, inclusive com oportunidades para que o plano seja discutido internamente pela comunidade acadêmica”, resumiu a pró-reitora adjunta da Proplan Izabela Raquel.
Outro objetivo foi reforçar a frota de veículos do campus de Curitibanos. A pró-reitora adjunta de Administração Lúcia Góes entregou as chaves de um carro de passeio, um caminhão e um microônibus de 30 lugares à direção geral do campus.

Plano de ocupação
A arquiteta Camila Poeta Mangrich é uma das profissionais responsáveis pelo plano, cujos estudos e projetos iniciaram em junho de 2012 e foram finalizados no último mês de junho. “Este é um estudo inicial com alguma abertura para discussão, com exceção das áreas críticas, emergenciais. Para a elaboração deste plano, buscamos trabalhar com o espaço que temos atualmente, dimensionado no terreno do campus, para evitar mais atrasos. Não há tempo hábil para esperar e alocar uma obra como a do HCV em um novo terreno”, explicou a arquiteta.
Dentre as edificações emergenciais, em fase de projeto e com prioridade alta de execução, estão o HCV, Centro de Ensino Multiuso (CBS02), Centro Administrativo, Biblioteca, Restaurante Universitário, Depósito de Máquinas e Moradia Estudantil.

Cronograma
A urgência na construção do HCV deve-se, principalmente, à necessidade que ele esteja pelo menos parcialmente pronto até a fase do curso na qual os alunos teriam aulas práticas hospitalares. Essa fase seria a partir do primeiro semestre de 2015.
“O Hospital Veterinário não tinha um projeto pronto e nós priorizamos essa questão, trabalhando no levantamento de necessidades do curso e na elaboração de um projeto. Durante esse processo, recebemos uma proposta implantada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e, após análise, entendemos que uma replicação imediata do hospital não seria possível, dado à não adequação do projeto às normas e às necessidades do curso da UFSC”, explicou a pró-reitora adjunta da Proplan.
Izabela informou, ainda, que a Universidade, agora, investe recursos na contratação de um novo projeto, com expectativa que seja concluído em março de 2014, para, então, ser realizada uma licitação para a construção. “Estamos planejando que as obras comecem no segundo semestre de 2014”, enfatizou Izabela.
A coordenadora de Projetos de Arquitetura e Engenharia Leila da Silva Cardozo explicou que o tempo hábil para refinar as exigências para o projeto do HCV será de cerca de quatro semanas, para que a empresa contratada tenha o máximo de informações possível. “Queremos buscar uma empresa que tenha experiência em construções da área de saúde”, complementou.
Ela ressaltou que o segundo projeto prioritário nas reivindicações dos estudantes, o Centro de Diagnóstico Veterinário, ainda precisa de mais detalhamentos antes de ser licitado. “Para isso, vamos trabalhar paralelamente à contratação do projeto do Hospital”, explicou.
O cronograma inclui, ainda, a construção de um Galpão de Apoio à Produção Vegetal, que está em processo licitatório, com previsão de início da obra ainda neste ano. Outro prédio com previsão de início próximo é o CBS02, que está sendo projetado no DPAE e deve ser encaminhado para licitação em de setembro, para que as obras iniciem até o inicio de 2014.

Encaminhamentos
Visando agilizar o processo de melhoria da infraestrutura do campus, a Proplan vai utilizar a modalidade mais rápida de licitação, por meio do Regime Diferenciado de Contratações. “Estamos trabalhando com foco em atender no melhor prazo possível. O que podemos fazer é priorizar a demanda, ela não tem uma solução imediata. Vamos fazer o possível para garantir a melhor formação de vocês”, explicou a pró-reitora da Proplan durante o debate com os alunos. A partir do encontro, ficou decidido que o campus de Curitibanos apontaria um grupo de trabalho para analisar, sugerir mudanças e aprovar o plano de ocupação.
O diretor geral do campus de Curitibanos, professor Julian Borba, avaliou a reunião como positiva. “Os esclarecimentos foram muito importantes, principalmente com relação ao cronograma das obras do HCV e do CBS02. A comunidade sai tranquilizada em relação aos prazos e encaminhamentos, que foram apresentados por escrito, com toda a clareza e transparência”, ponderou.
A reunião também foi satisfatória para o coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Valério Portela, representante dos alunos e docentes. “Da parte do curso de Medicina Veterinária, a partir da apresentação, manifestamos plena confiança na Administração Central. Foi uma resposta positiva às nossas reivindicações”, declarou. Segundo ele, há uma previsão que o hospital seja construído em etapas, de forma alinhada ao projeto pedagógico do curso.

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...