sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Daniel Lucena: O maior compositor de Santa Catarina

Daniel Lucena: O maior compositor de Santa Catarina

Lages, 08/11/2013, Correio Lageano, por Joana Costa



Uma carreira marcada por altos e baixos, assim se pode resumir a história do compositor lageano Daniel Lucena. Com 53 anos é visível a fragilidade daquele considerado o maior compositor de SC. Para falar sobre sua trajetória ele marcou entrevista com o CL no Parque Jonas Ramos. Chegando ao local, encontro com um homem debilitado, com a voz rouca e usando muleta. Ele se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo. Hoje vive em Florianópolis, onde faz sessões de fisioterapia e consultas médicas diárias. Porém, ele considera Lages a sua casa e pretende voltar logo à cidade. Nos dias em que fica em Lages para divulgação do documentário Certo Amigos faz questão de ficar ao lado do filho Lui Rael Lucena, de 5 anos.




Aos 15 anos Daniel Lucena recebeu as primeiras lições de violão com o professor Juca Krebs e compôs as suas primeiras canções. O interesse pela música veio por influência do pai, João Luiz Lucena. “Ficava com o violão o dia inteiro. As cordas eram de metal. Chegava no final do dia tinha que colocar os dedos na salmoura”, conta.





Foi entre os anos de 76 e 82, que Lucena começou a participar dos festivais. “Nunca ganhei nenhum festival”, salienta, explicando que apenas o amor à música o levava a participar das apresentações em cidades como lages, Blumenau e Florianópolis.



Expresso Rural

 

Em meio ao movimento dos festivais estudantis, foi durante uma festa de aniversário de amigo, em Florianópolis, que Daniel encontrou Vonei Varaschim (guitarra), Zeca Petry (violões), Paulo Back (baixo), Marcos Ghiorzi (bateria), que formariam a banda Expresso Rural. “A gente se encontrou fez um som junto e estava feito. Nós já se conhecíamos e ali foi o start”, conta.




Com mais de 30 anos de história, o grupo permanece unido contando com o apoio nos sopros de Tairone Mandeli e Sérgio Bassit. Em 86, Daniel deu um tempo da banda e Norton Makowiek assume o seu lugar nos vocais.



Em 1990, Daniel Lucena lança o seu primeiro disco solo, imprimindo o seu estilo. “Fiz do jeito que queria. Não estava mais atrelado à banda. Foi o primeiro disco que eu mandei fazer por conta própria”, explica. O retorno do lageano ao Expresso Rural aconteceu em 1991, com o show de comemoração dos 10 anos, reunindo os componentes originais.



Fama



Daniel e a banda conseguiram a fama e reconhecimento, tocando em todo o estado e em São Paulo. O compositor relata que este foi um período de muitas viagens e festas. Mas isso ficou no passado e acredita que hoje a fama não deve ser encarada da mesma forma. “É você estar gastando muito dinheiro, viajando pra caramba, fazendo festa pra caramba e essa não é mais a minha vida”, analisa.




Em meio a isso surgiu a dependência química, que o afastou do trabalho e prejudicou a carreira. Hoje Daniel afirma que isso está superado, mas é uma luta diária para se manter distante do álcool. “Tem gente que não sabe beber e eu sou um desses. Através da música chega a bebida e eu acho que esse é um ponto negativo da minha vida. É uma batalha difícil, compor músicas é bem mais fácil”, diz.



Documentário Certos Amigos retrata a história do compositor



O documentário Certos Amigos reúne depoimentos que contam a história de Daniel Lucena. O CL conversou com alguns participantes do filme e todos foram unânimes ao afirmar que ele é o maior compositor catarinense.




Foram os estudantes Luiz Maffei e Jhonatan Natos os idealizadores do projeto, fazendo a produção e direção do documentário com mais de 30 depoimentos sobre a vida e obra de Daniel Lucena. Maffei também é músico e se interessou pela história.



“A gente foi vendo que ele tinha músicas conhecidas tocando, mas ninguém sabe que são dele. Cheguei com essa ideia para o ?Jhonatan, mostrei para ele as letras e a gente percebeu que tinha o ineditismo nesse trabalho”, explica.




Entre os participantes do documentário está o vocalista da banda Dazaranha, Gazu. Ele destaca que um dos momentos importantes da carreira do grupo foi o show realizado em Lages durante a última Festa do Pinhão. “Daniel subiu no palco com a gente e cantou Certos Amigos. Foi mágico. O público cantou, tinha pessoas chorando”, relata o músico que considera Daniel Lucena o seu mestre. “Costumo chamar ele, carinhosamente, de meu amado mestre. Ele é um gênio, divertido, é muito bom estar com ele”, diz.




O vocalista da banda Iriê, Rô Conceição, considera uma honra poder trabalhar com Daniel Lucena. “Daniel Lucena é um grande compositor, uma figura extraordinária”, afirma.




O colega de banda Zeca Petri parabenizou os produtores do documentário, pois é importante valorizar o compositor em vida. “É o maior compositor de Santa Catarina de todos os tempos. Ele merece tudo isso”, disse.




“Ele pega o violão e em três acordes está a música feita”, conta Paulo Back, lembrando que Daniel é uma referência musical e que seu talento chamou atenção desde os tempos dos festivais.




Valéria Lucena acredita que após passar por dificuldades, o irmão merece toda a homenagem que recebe e precisa do apoio de todos. “Com o talento que ele tem, se tivesse um empresário para ajudar a deslanchar”, completa.



Certos Amigos

Gênero: Documentário
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Exibição: sexta-feira, dia 8
Onde: Cine Marrocos, às 20 horas
Valor: R$ 15 (inteira) R$ 7,50 (meia)
Ingressos no local



Expresso Rural: um ícone da música dos anos 80



Com estilo voltado para o pop rock e música country, o Expresso Rural conquistou Santa Catarina na década de 80, tendo Daniel Lucena como vocalista e compositor.




Os integrantes da banda acabaram se afastando após a saída de Daniel do grupo em 1986, mas voltaram a se reunir cinco anos depois.




O último álbum foi lançado em 1993, o Romance da Casa Blanca.
Em 2007, os integrantes originais voltaram a se reunir em show no Teatro do CIC e uma pequena turnê. A partir daí novos projetos estão em andamento.


Discografia Expresso Rural


Nas manhãs do sul do mundo (1983)
Certos amigos (1985)
Ímpar (1988)
Expresso ao vivo (1991)
Romance em Casablanca (1993)



Confira o trailer do documentário 




Fotos: Joana Costa e Divulgação

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...