quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Parecer da Fundação de Cultura reconhece valor histórico

Parecer da Fundação de Cultura reconhece valor histórico
Lages, 09/01/2013, Correio Lageano


Entidade emitiu parecer prévio recomendando preliminarmente a reforma do prédio da João Costa




Mais de um ano após o fechamento, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) emitiu um parecer em que  constata a importância do valor histórico e cultural do prédio onde ficava a escola Aristiliano Ramos. No entanto, não há definição do futuro da edificação.



Fechada no final de 2011, o Aristiliano Ramos já foi alvo de debates, estudos técnicos e manifestações. De prático, nada foi feito. Ano passado, a Defesa Civil deu prazo para a Secretaria Regional de Desenvolvimento iniciar a limpeza e dar uma solução para questões estruturais do prédio.



O secretário regional Jurandi Agostini disse que existe a possibilidade de o prédio ser repassado para o município, se houver interesse. O prefeito Elizeu Mattos (PMDB) diz que não tem conhecimento de tal intenção e prefere conversar com representantes do estado para dar uma reposta.



As pombas, que geravam um problema de saúde e sujeira para o local antes do fechamento, continuam. Agora fazem companhia para gatos e ratos que invadiram o local, incomodando vizinhos e comerciantes. Ontem, a reportagem do Correio Lageano checou e confirmou que não há nenhum serviço sendo feito no local.



Perto da entrada principal, cresceu vegetação em uma calha e a madeira do forro começa a quebrar, ameaçando cair. Enquanto nada acontece, o promotor do meio ambiente, Renee Cardoso Braga, fez um requerimento à Fundação Catarinense de Cultura (FCC) para avaliar o valor histórico e cultural do prédio.



A FCC, em nota, diz que a recuperação do prédio constitui a preservação de patrimônio lageano. Uma reforma também traria economia aos recursos públicos, uma vez que poderia ser utilizado funcionalmente. A fundação reconhece que a área pode ter outra utilização, por conta do tamanho e da localização do prédio.



Possibilidades de destinação do Aristiliano Ramos
– Reforma para voltar a ser escola (destinação descartada pelo governo estadual)
– Reforma para outro uso público
– Demolição para ampliação do calçadão João Costa
– Demolição para construção de outro prédio público no local



Foto:Thomas Michel

Nenhum comentário: