terça-feira, 21 de maio de 2013

Terrenos servem como depósito de lixo, e quem fiscaliza?


Terrenos servem como depósito de lixo
Lages, 22/05/2013, Correio Lageano



Lixo e entulho são depositados em áreas públicas. Secretaria informa que o problema é frequente em vários pontos da cidade



O lixo está se acumulando em terrenos do bairro Caça e Tiro e Universitário. Em ambos os casos, as áreas que têm servido como depósito de entulho pertencem ao município. A Secretaria de Meio Ambiente informa que tem dificuldade de realizar a limpeza do lixo depositado em locais inadequados.



Quem passa pelo bairro Universitário, em terreno próximo ao kartódromo, ou no bairro Caça e Tiro, próximo à avenida Belisário Ramos, depara-se com depósitos ilegais de lixo.
O secretário de Meio Ambiente, Mushue Hampel Vieira, informa que reclamações de depósitos ilegais de entulho chegam com    frequência à secretaria. “Já recebi mais de dez reclamações e a gente não dá conta de limpar tudo”, afirma.



Segundo Hampel, em Lages existem pelo menos 23 pontos que têm sido utilizado como depósito indevido de lixo e entulho. Ele ressalta que a secretaria não consegue fazer a limpeza constante desses locais. “A gente limpa num dia e no outro está sujo de novo”, explica Hampel.




O secretário informou que os locais apontados pelo Correio Lageano passarão por limpeza, destacando que utilizar área pública como lixão é ilegal. “Quem faz isso está cometendo um crime ambiental”, salienta.




O secretário vê a imprensa como uma parceira no serviço de detecção desses pontos e destaca que as equipes da Secretaria de Meio Ambiente, frequentemente, precisam alterar o cronograma de trabalho para fazer a limpeza dessas áreas. “Quando a gente começa a monitorar um ponto que foi limpo, eles encontram outro lugar para jogar o lixo”.



A população também pode ajudar na identificação das áreas com depósito de lixo, apontando os locais e as pessoas que jogam o lixo em terrenos impróprios. “A gente pede que anotem a placa dos carros que jogam lixo e notifiquem à secretaria, para que a gente possa estar autuando essas pessoas”, completa.




Fotos: Joana Costa e Begair Godói

Nenhum comentário: