De uma turma de formandos ginasianos de 40 alunos, ocorrida em 1969, apenas 7 deles, acrescidos de mais 5 matriculados em 1970, conseguiram concluir o Curso Técnico Industrial em 1972, tamanha era a rigidez disciplinar do educandário, em plena Ditadura Militar.
Industrial 1967 Turma Pioneira2
Por coincidência, foi em 1970 que ingressaram na escola as primeiras alunas do sexo feminino. Maria Gorete Vieira Proença, filha de um funcionário do CIL, tornou-se a primeira Técnica Industrial de Lages na solenidade de formatura dessa segunda turma que realizou-se em 06.12.1972, tendo o Senhor Cléo de Assis (Diretor da PCC) como Patrono e o Professor Nilton Rogério Neves (então Prefeito de Lages) como Paraninfo.
Industrial 1967 Turma Pioneira3

Arquitetura

O Colégio Industrial de Lages é uma rara obra de arte arquitetônica. O projeto técnico saiu das pranchetas da equipe do renomado, centenário e agora saudoso arquiteto Oscar Niemeyer. Complementando a obra e em perfeita harmonia, a ela foram acrescentados os painéis do artista plástico regional Martinho de Haro, tornando-o a única obra de ambos na Serra Catarinense, embora a parceria Niemeyer & Martinho de Haro possa ser encontrada em outras cidades, com destaque para Brasília.
Industrial 1967 Turma Pioneira4

Desmanche na era Amin

Durante o último governo Amin, a sua Secretária de Educação de então resolveu unificar a parte técnica das escolas estaduais Industrial e CIS, criando um nome genérico de Escola de Educação Básica Vidal Ramos Junior, quando Lages já possuía outras duas escolas estaduais com o nome homenageando o Ex-Prefeito Vidalzinho.
Industrial 1967 Turma Pioneira1

Identidade

Com essa perda de identidade o Colégio sofreu um período de decadência pedagógica e institucional sem precedentes e nunca mais se recuperou. Agora, alunos da atualidade e outros simpatizantes da famosa Escola Técnica protocolaram um documento solicitando ao Governador Colombo que promova a primeira e ampla reforma das suas instalações, utilizadas desde 1964, e devolva o nome Colégio Industrial de Lages, perdido naquela desastrosa iniciativa da Secretária de Educação citada.
formandos industrial 1972
Formandos 1972

Confraternização

Dia 29 de dezembro (próximo sábado) os Formandos de 1969 e 1972 se reúnem em confraternização no Restaurante Veleiro, Rua Humberto de Campos 732, Bairro Sagrado Coração de Jesus. Será uma oportunidade única, quatro décadas depois, desses colegas de aula novamente se reencontrarem em saudosa memória daqueles tempos de glória do veterano e único Colégio Inustrial de Lages.
Texto: José Carlos Arruda de Sousa/Escritor, blogueiro e formando de 1969 e 1972
Fotos: Acervo Barão – Formando da Turma Pioneira 1967