sábado, 26 de janeiro de 2013

Suspeito de crime eleitoral, prefeito apresenta defesa

Suspeito de crime eleitoral, prefeito apresenta defesa
Otacílio Costa, 26 e 27/01/2013, Correio Lageano


O prefeito Luiz Carlos Xavier, o Tio Liga, apresentou, esta semana, sua defesa no processo em que é investigado por suposto abuso de poder econômico e político antes das eleições ano passado. A investigação é o resultado de denúncias feitas  junto ao Ministério Público.



A ação foi protocolada na Justiça Eleitoral em 13 de dezembro do ano passado. Tem por objetivo apurar supostos abusos de poder praticados com fins eleitorais durante a eleição passada. Além do prefeito, o vereador na época, Edson Pasold, também está sendo investigado.



As denúncias tiveram origem na Câmara de Vereadores em 17 setembro do ano passado, após uma sessão legislativa. Durante as discussões dos vereadores em plenário, o então vereador Edson mencionou o nome do candidato a prefeito a época, Tio Liga, com base em um debate ocorrido dias antes em uma rádio local.



O advogado de defesa, João Carlos Matias, diz que o prefeito não pode ser responsabilizado pelo que ocorreu na Câmara, uma vez que ele não era vereador,  e nem ao menos estava participando da sessão. “O prefeito não tem nada a ver com isso”, sustenta.



Além disso, Matias sustenta nas 17 páginas da defesa que as discussões na sessão foram essencialmente “políticas”, com debates acalorados e tensos, tanto que os vereadores decidiram, em comum acordo, suspender as sessões até as eleições para evitar maiores problemas durante os trabalhos legislativos.



O processo tramita na 93ª Zona Eleitoral, que tem sede em Lages. Os investigados terão direito à ampla defesa e ao contraditório, sendo que após a instrução processual, a Justiça Eleitoral se posicionará a respeito do caso. Caso o prefeito seja considerado culpado, ele pode ser cassado e ficar inelegível.



Edson Pasold, que concorreu à reeleição de vereador e não se reelegeu, foi nomeado para comandar a Secretaria de Administração. Ele não pretende se manifestar até a decisão da Justiça.

 
Foto:Arquivo/CL

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...