segunda-feira, 29 de abril de 2013

Obra da avenida Ponte Grande deve começar em junho

Obra da avenida Ponte Grande deve começar em junho

Lages, 30/04/2013,Correio Lageano, por Suzani Rovaris


Alguns documentos exigidos pelo Governo Federal são os atuais impasses



As obras da avenida Ponte Grande podem começar a partir de junho. A construção só não iniciou até agora em função de documentos pendentes. O canteiro de obras está pronto e a empresa responsável pela execução, a Sulcatarinense, está contratando pessoas para trabalharem.



A ordem de serviço autorizando o início da construção da Avenida Ponte Grande foi assinada pelo prefeito de Lages, Elizeu Mattos, porém, segundo o secretário de Planejamento, Jorge Raineski, posterior a isso, a Caixa fez restrições de documentos federais. Esses documentos, segundo Raineski, são exigidos pelos ministérios associados ao banco.



Um deles é a autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para dar início à rede de drenagem pluvial por parte da via férrea. Nesta obra, serão colocados cinco tubos com diâmetro de cinco metros.



Na última sexta-feira (26) foi publicado no Diário Oficial da União, o licenciamento para cumpri-lo. “Essa é a parte mais complexa da Avenida Ponte Grande, que está em andamento”, afirma o secretário.



Outro é um documento ambiental, exigido pelo Ministério do Meio Ambiente. Solicita um levantamento de todas as árvores que estão ao longo do trecho e precisam ser cortadas para a execução da obra. “Temos que contratar um serviço para verificar toda a vegetação e depois apresentar um plano de compensação”, completa.



Ele ainda fala sobre outro documento exigido. Este terceiro é referente a um histórico, certificando que o trecho não possui sítios arqueológicos que possam ser prejudicados pela avenida. “Isso mostra a quantidade de entraves que precisamos enfrentar para iniciarmos a obra”. O secretário ainda explica que essas demandas podiam já ser exigidas assim que os projetos iniciassem, mas não é o que acontece.



“Melhor se os Ministérios já tivessem exigido esses documentos. Por exemplo, estamos contatando a ANTT por diversos dias para nós encaminharmos a autorização e iniciarmos a obra de rede pluvial, só que o órgão possui uma demanda de pedido muito grande e, por isso, não consegue atender o prazo  solicitado.”



Tecnosocial atende famílias trabalhadores



Mesmo que a obra ainda não tenha iniciado, já funciona um departamento social que atende as famílias impactadas pela obra. As pessoas que moram naquela região e estão com dúvidas quanto ao projeto e as áreas atingidas, podem procurar O Tecnosocial, na rua Guerino Omizzolo, nº 287, bairro Caravaggio.



Além disso, a empresa responsável pela execução, a Sulcatarinense, está contratando pessoas para trabalharem na obra. Os interessados devem procurar o Tecnosocial ou o canteiro de obras, no bairro Caça de Tiro, que funciona junto à Estação de Tratamento.




Foto:Suzani Rovaris

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...