sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Após fiscalização, número de fumantes diminui no Terminal

Após fiscalização, número de fumantes diminui no Terminal
Lages, 28 e 29/09/2013, Correio Lageano, por Suzani Rovaris



O número de fumantes no Terminal Urbano de Lages reduziu consideravelmente após ações de conscientização. Em vigência desde 2009, a Lei Municipal Antifumo proíbe o consumo de cigarro em ambientes públicos de uso coletivo, porém até metade deste ano, não estava sendo cumprida.



Conforme a Central de Atendimento da Secretaria do Meio Ambiente, dos 100% que fumavam, 90% passaram a respeitar a lei. Atualmente é raro ver pessoas com cigarro aceso em meio aos usuários do transporte público. Para a idosa e dona de casa Mara Rita, moradora do bairro Universitário, essa foi uma das principais medidas tomadas pelo município. Como usa o transporte coletivo toda semana, conta que frequentemente tinha fumante ao seu lado. “Agora o ar está limpo, sem cheiro de cigarro”.



Mesmo com placas de proibido, fôlderes de conscientização distribuídos e fiscais andando pelo terminal, ainda há os poucos que insistem em fumar naquele local, como contam alguns motoristas do transporte e a Secretaria do Meio Ambiente. “Se um fuma, todos estão fumando também. Infelizmente não conseguimos fazer com que todos entendam que este é um local público. Mas aos poucos estamos revertendo este cenário”, afirma Eder Correa de Almeida, atendente da Secretaria do Meio Ambiente.


Aqueles que ainda fumam no terminal urbano, imediatamente são orientados pelos fiscais a fumar em outro local ou apagar o cigarro. A proibição está prevista pelas leis municipal nº 3620/2009 e federal 12.546/2011.



O Correio Lageano publicou duas matérias nas edições de 19 e 20 de junho. Na época, quando a campanha foi mais intensa, era comum encontrar fumantes que desconheciam a lei.  A princípio a multa ainda não é aplicada às pessoas que são abordadas e apagam o cigarro, porém caso resista, a força pública é acionada e uma multa é aplicada. O valor mínimo é de R$ 238,50.



Foto: Suzani Rovaris

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...