sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Obra do cabeamento subterrâneo começa pela Emiliano Ramos

Obra do cabeamento subterrâneo começa pela Emiliano Ramos
Lages, 30/11 e 1º/12/2013, Correio Lageano, por Adecir Morais





As obras do cabeamento subterrâneo elétrico no Centro de Lages iniciam no próximo dia 2, informa o gerente regional da Celesc, Etamar Eger. Os trabalhos vão abranger sete ruas do Centro da cidade. Segundo ele, as obras vão começar na Rua Emiliano Ramos (Via Gastronômica). Num primeiro momento, explica Eger, será feita a sondagem do solo, antes de começar as escavações para a colocação da rede.





A fiação subterrânea será implantada, ainda, nas ruas Correia Pinto, Quintino Bocaiúva, Frei Rogério, Marechal Deodoro, Presidente Nereu Ramos e Coronel Córdova. O investimento será de R$ 5,9 milhões com recursos da Celesc.





O secretário de Planejamento, Jorge Raineski, explica que a obra já havia sido licitada na metade deste ano, mas não iniciou porque o projeto da Celesc não previa a cabeamento de telefonia, TV a cabo e Internet, por exemplo. Assim, decidiu-se mudar o projeto. “Decidimos elaborar um projeto que contemple todas as redes, para que os serviços sejam executados de uma vez só. Ou seja, no momento que se abre a vala para colocar a rede elétrica, se coloque também os demais cabos”, diz Raineski.





Ele esclarece que o projeto está em fase de licitação, porém, a prefeitura deu sinal verde para que a Celesc inicie as obras. “Autorizamos as obras, mesmo porque a empresa tem prazos para iniciar os serviços”, sustenta.





Custos

Raineski deixa claro que cada empresa terá que arcar com o valor das obras do cabeamento. Segundo ele, até os valores gastos na elaboração do projeto, serão repassadas pela prefeitura às empresas.






A orientação do município à Celesc, segundo o secretário, é que as obras não causem impactos no trânsito neste fim de ano. “Autorizamos que os trabalhos sejam feitos em via secundárias, sem prejudicar o Natal do lageanos”, comenta.




“O cabeamento vai eliminar a poluição visual, porém, a mudança é modesta. Isso, por si só, não mudar muita coisa. Os cabos são importantes, mas precisamos de outras obras de revitalização para deixar a cidade mais bonita”, diz.





Paralelamente, a secretário informa que, depois do cabeamento, a prefeitura vai revitalizar o Centro da cidade. Os recursos para as obras, afirma ele, já foram prometidos pelo Governo do Estado. As obras estão orçadas em R$ 10 milhões.






Foto:Adecir Morais

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...