sexta-feira, 25 de abril de 2014

Continua faltando vagas para estacionar no centro de Correia Pinto


$alttext
Correia Pinto, 24/04/2014 Nossa Terra

 Há aproximadamente um ano, o Jornal Nossa Terra publicou uma matéria relatando a insatisfação dos motoristas, com relação, à falta de vagas para estacionamento no centro de Correia Pinto. Como uma medida para amenizar o problema, em outubro do ano passado, a diretoria de trânsito instalou as placas de regulamentação para estacionamento de caminhões, ônibus e micro ônibus na área central do município de Correia Pinto. A medida foi tomada após deliberação com o Conselho Municipal de Trânsito, atendendo a Lei nº 1361/2005 de 15 de dezembro de 2005, que regulamenta o tráfego de veículos de grande porte para carga e descarga na área central da cidade. O fato é que o problema continua principalmente durante o horário de expediente bancário, quando as ruas da região central da cidade ficam abarrotadas de veículos estacionados.

Multas

Devido à falta de vagas, muitos motoristas acabam cometendo infrações, estacionando em locais não permitidos, o que vem gerando um grande número de multas. Segundo a Polícia Militar, não existem muitas alternativas para a PM, a não ser cumprir a lei. O 2 º Tenente Morais comandante da PM de Correia Pinto, explica que a polícia não tem poder regulamentar as normas de trânsito, “Não é a PM que regulamenta o trânsito, quem delibera sobre a mudança de mão das vias, estacionamentos e zona azul é o conselho municipal de trânsito juntamente com o executivo, legislativo e comunidade, para a PM cabe apenas cumprir as normas implantadas”, disse. 

Zona azul 

Muitos defendem a teoria de que a criação de uma zona azul, com estacionamento rotativo, seria a medida mais viável para regulamentar e eliminar os gargalos no trânsito de Correia Pinto. O diretor de trânsito José Nazareno Tavares explica que o assunto já está sendo debatido no conselho municipal de trânsito, “Após a discussão no conselho, o mais indicado é a realização de uma audiência pública”, disse. O vereador José Tadeu Gonçalves (PT) nos informou que em breve deverá convocar uma audiência pública na cidade para debater o assunto. No município de Otacílio Costa a tentativa de instalação da primeira zona de estacionamento rotativo causou muita polêmica na cidade, uma audiência pública também foi cogitada para acontecer ainda no primeiro semestre deste ano. Na semana passada a administração da cidade informou que o projeto sair do papel até o final deste ano, portanto, o município vizinho também enfrenta problemas e ainda não conseguiu implantar a zona azul.  

Alternativa

Para quem perde tempo e combustível circulando pelas ruas do centro, procurando uma vaga para estacionar, uma boa alternativa é utilizar o Estacionamento Camargo, o proprietário Mariano Libid, ele explica que resolveu abrir o estacionamento no início deste ano, para facilitar a vida dos motoristas, o estacionamento fica bem localizado, próximo às agências bancárias e as grandes lojas da cidade, o valor do estacionamento é de R$ 2,00 por hora. 

Atitudes 

Pequenas atitudes individuais também podem ser positivas, a falta de vagas pode e deve ser um estímulo às pessoas deixar de usar o automóvel em pequenos deslocamentos. O uso da bicicleta ou uma simples caminhada pode diminuir o número de veículos circulando, diminuindo o gargalo no estacionamento. Ou seja, o uso da bicicleta ou a caminhada com certeza beneficiarão o trânsito, o bolso e a saúde.

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...