terça-feira, 29 de abril de 2014

Lages registra uma morte por mês devido a acidentes de trabalho

Lages registra uma morte por mês devido a acidentes de trabalho
Lages, 29/04/2014, Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lages


Os segmentos que mais apresentam ocorrências são o comércio (torsões e de trajeto), construção civil (quedas por falta de cinto de segurança e de outros EPIs) e madeireiro (com grandes incidências de amputações)


O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) busca a qualidade de vida do prestador de serviço e atua mediante recebimento de Notificações de Acidentes de Trabalho (Sistema Nacional de Agravos de Notificação – Sinan), denúncias de irregularidades no ambiente profissional e por demanda espontânea (a própria pessoa procura seus serviços). O público-alvo abrange todo trabalhador, independente do seu vínculo empregatício, que tenha sido vítima de um acidente ou que apresente problemas de saúde provenientes do trabalho.



O Cerest desenvolve a investigação de notificações, denúncias e condições dos ambientes; visitas domiciliares e hospitalares; atendimentos médicos, fisioterapêuticos e psicológicos; fiscalizações. Promove educação permanente para os profissionais que atuam na rede de serviços de saúde de Lages e demais cidades da Serra. “Para ter qualidade de vida é preciso que o funcionário busque o bem-estar e harmonia através do equilíbrio físico, nas relações familiares, nas laborais e dentro da comunidade”, complementa a gerente do Cerest, Lilian Marian.



Um óbito por mês em Lages

Segundo Lilian Marian, 12 trabalhadores morrem por ano em Lages. E há empresas que não repassam informações ao Cerest, o que faz com que o número possa ser ainda maior. “É um índice muito alto. Muitas das nossas estatísticas vêm do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres”, aponta.


Quanto aos acidentes de trânsito, conhecidos como “de trajeto”, quando o trabalhador se acidenta no percurso entre a empresa e a sua casa, somam 30 ao mês. Os segmentos que mais apresentam ocorrências de acidentes do trabalho são o comércio (torsões e de trajeto), construção civil (quedas por falta de cinto de segurança e de outros Equipamentos de Proteção Individual - EPIs) e madeireiro (com grandes incidências de amputações).



Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 270 milhões de pessoas são vítimas de acidentes de trabalho no mundo, e 160 milhões sofrem com doenças profissionais. Mundialmente, por dia, morrem cinco mil pessoas em acidentes, ou seja, três vidas são perdidas a cada minuto. No Brasil são quase quatro mil mortes ao ano.



Notificações e denúncias

Uma média de 80 notificações são emitidas semanalmente. O Cerest realiza visitas, inspeções e fiscalizações nas empresas por acionamento do Ministério Público do Trabalho e por denúncias anônimas.


De acordo com Lilian Marian, há grandes parcelas de ocorrências provenientes de assédio moral nas empresas, além de registros de estresse. O assédio moral é a exposição dos trabalhadores à situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas, durante a jornada de trabalho.


Foto:Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lages/Divulgação

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...