sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Municípios declaram situação de emergência devido à geada

Municípios declaram situação de emergência devido à geada
São Joaquim, 28/09/2012,Correio Lageano, por Susana Küster



Geada negra causou grandes prejuízos em quatro municípios da Serra Catarinense


A geada negra que caiu na madrugada de quarta-feira (26), causou grandes prejuízos em São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Jardim da Serra. Com um levantamento completo da perda da produção de maça, pera, ameixa e uva, a Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina (Amap), pediu para as prefeituras declararem hoje situação de emergência. O objetivo é minimizar o prejuízo financeiro dos produtores, através de recursos federais e/ou estaduais. Em São Joaquim, 60 mil toneladas de maça foram perdidas.



A geada negra é diferente da branca, pois ela não forma cristais de gelo e congela a parte interna da planta, que fica queimada e morre. O fenômeno ocorre quando a temperatura está baixa ou negativa, o ar seco e o vento de moderado a forte.



O prejuízo do fenômeno afetou principalmente a produção de maça. De acordo com o secretário executivo Amap, Josemar Morais, São Joaquim e Urubici, perderam 20% de sua produção, já Urupema e Bom Jardim, 50%. “A perda de produção em São Joaquim, representa 60 mil toneladas de maça”, afirma.



Na produção de ameixa e pera em São Joaquim, a geada negra causou respectivamente perda de 60% e 20%. A produção de maça do município possui 8,3 mil hectares e de ameixa, 150 hectares.



Morais ressalta que as frutas afetadas pela geada não vão faltar no mercado, porém serão de baixa qualidade. “Se este frio na primavera continuar, a situação vai piorar. Se houver granizo no verão, o que infelizmente é previsto, a situação piora ainda mais”, lamenta.



Ele diz que os produtores dos quatro municípios afetados pela geada negra, estão sem seguro contra o fenômeno. “O governo federal demorou para liberar recursos e não deu tempo para fazer seguro”, ressalta.



Morais comenta que o governo subsidia 60% dos empréstimos dos produtores nas seguradoras privadas. “Infelizmente, sem o seguro não tem o que fazer para melhorar a situação”, reclama.



Para amenizar o prejuízo financeiro dos produtores de maça dos municípios afetados, hoje será declarada situação de emergência. “Não sei quanto de dinheiro é necessário. Mas com a situação de emergência é possível conseguir recursos estaduais e/ou federais para ajudar”, diz. De acordo com Morais, há atualmente, 1.600 produtores de maça em São Joaquim, 300 em Bom Jardim, 120 em Urupema e 100 em Urubici.


Perda da produção

São Joaquim e Urubici

  • 20% pera e maça
  • 60% ameixa
  • 60 mil toneladas de maça em São Joaquim


Urupema e Bom Jardim


  • 50% maçã





Fotos: São Joaquim Online/Divulgação

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...