segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Acidentes de trânsito refletem no SUS

Acidentes de trânsito refletem no SUS
Lages, 31/12/2012, Correio Lageano


A violência no trânsito reflete diretamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Informações do Ministério da Saúde apontam que em Santa Catarina, durante o ano passado, houve 5.597 internações hospitalares de pessoas envolvidas em acidente, o que representou um gasto de R$ 10,7 milhões aos cofres públicos. Com a aprovação da nova Lei Seca, a expectativa é que estas estatísticas reduzam.


Em Lages, a gerente de enfermagem do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (referência regional em traumatologia), Susana Zen, estima que o estabelecimento recebe por mês 80 vítimas de acidentes de trânsito, sendo que a metade fica internada.


Para a autônoma Neuza de Oliveira Pinto Marques, 40 anos, a última sexta-feira antes do Natal, era de celebração. Ela, o marido e um sobrinho, de 13 anos, saíram de Florianópolis e se dirigiam para Maravilha, no Oeste, quando a viagem foi interrompida. No quilômetro 133,5 da BR-282, em Bom Retiro, um veículo se perdeu, invadiu a pista contrária e acertou o carro em que estava a família. Seu marido morreu na hora, o sobrinho foi encaminhado ao Hospital Infantil Seara do Bem e ela ao Hospital Nossa Senhora dos Prazeres.


Sete dias após a internação, Neuza já havia passado por duas cirurgias, e apresentava luxação no ombro direito. A família tentava transferi-la para o Hospital Governador Celso Ramos, na capital. Até a última sexta-feira (28), os dois permaneciam internados em Lages.


Neuza e o sobrinho engrossam as estatísticas apontadas pelo Ministério da Saúde, que leva em consideração apenas os gastos com internamentos, sem apontar os custos dos atendimentos imediatos às vítimas feitos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu), nas Unidades de Pronto Atendimento e na reabilitação do paciente com consultas, exames, fisioterapia, dentre outros.


Para se ter uma ideia, em 2011 foram registradas 155 mil internações no SUS em todo Brasil relacionadas a acidentes de trânsito, de acordo com o Ministério da Saúde. Isto representou um custo de mais de R$ 200 milhões.


40 pacientes internados por mês 


A gerente de enfermagem do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, Susana Zen, destaca que os gastos com pacientes vítimas de acidentes de  são altos.


“Geralmente, por ser um paciente politraumatizado, a longa permanência dele aqui resulta em altos custos, pois tem pacientes que precisam fazer diversas cirurgias, além de exames, por exemplo”, explica.


A enfermeira do HNSP, Karen Evelise de Souza, reforça o apontado pelo Ministério da Saúde. Segundo ela, cerca de 70% dos atendimentos ocasionados por acidentes de trânsito têm relação com embriaguez e, a maior parte são com motociclistas.


Apesar de ter feito o levantamento, o Ministério da Saúde não possui dados regionalizados sobre os internamentos ocasionados por acidentes de trânsito. A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde também não repassou os dados, alegando que, por se tratar de um levantamento do Ministério, não possuía tal informação.


Estudo na região mostra efeito da embriaguez ao volante


Na manhã de sexta-feira (28), havia quatro pessoas internadas no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres por causa de acidentes de trânsito, de acordo com a gerente de enfermagem, Susana Zen. Duas estavam na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), e outras duas em quartos, sendo um motociclista com sequelas neurológicas e uma mulher com politrauma.


Dentre os serviços oferecidos aos pacientes pelo HNSP, estão a fisioterapia e acompanhamento psicológico durante o internamento. A fisioterapeuta do Hospital, Fernanda Seeber, ressalta que 40% dos pacientes que ela atende sofreram algum acidente de trânsito. “É um número alto em comparação com outras causas”, afirma

.
A psicóloga clínica e hospitalar do HNSP, Maria Celia Bini, revela que em um estudo feito durante a faculdade, foram levantadas as causas de acidentes de trânsito em Correia Pinto, Lages e Curitiba (PR). “Na época, constatamos que 90% dos acidentes são causados por falha humana e, entra aí a embriaguez ao volante”, completa.



Foto: Núbia Garcia

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...