quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Moradores com medo de futuras enchentes

Moradores com medo de futuras enchentes
Lages, 15/02/2013, Correio Lageano



O túnel por onde passa o rio Ponte Grande está parcialmente bloqueado



Os moradores do bairro São Sebastião, próximos ao rio Ponte Grande, temem a possibilidade de futuras enchentes às margens da BR-282. Eles reclamam que a passagem da água por baixo da rodovia foi parcialmente bloqueada.




Duas galerias foram feitas em ambas as marginais da BR-282, para a passagem do rio Ponte Grande sob o trecho. O problema é a quantidade de terra colocada acima dessas galerias foram caindo ao longo do tempo dentro do rio, provocando uma pequena barragem.



Por menor que a barreira seja, quando chove, os moradores contam que o rio enche rapidamente e os túneis não  dão conta de drenar a água para o outro lado da rodovia, conforme o volume do rio. Em consequência, o rio transborda e invade residências próximas ao local.



A residência do morador Antônio de Souza Lima fica a poucos metros de uma das marginais e do rio Ponte Grande. Ele ergueu um muro, com cerca de dois metros de altura, para evitar que a água invada o terreno.



Segundo ele, antes das obras da BR-282, a família não tinha problemas com enxurradas ou enchentes, mas depois vive com medo da casa ser invadida pela água. Com a chuva dos últimos dias, a marca da água no muro de Antônio tem uma altura de cerca de um metro. “Não choveu forte nos últimos dias e já ficamos apreensivos. Imagine se ocorrer um período de grandes chuvas como já ocorreu em Lages. Não sei o que fazer”.



Ele acrescenta que procurou a Secretaria do Meio Ambiente para solucionar o problema. “Eles prometem olhar o problema, mas nunca aparecem”. A máquina que pode retirar a terra desses túneis está parada aqui na obra. Não iria demorar nem 20 minutos para melhorar a passagem do rio”, acrescenta.



A vizinha de Antônio, Mariana Bueno, também vive o mesmo drama. Há 20 anos ela mora à beira da BR-282 e do rio Ponte Grande. Já enfrentou diversos problemas em função da chuva dos últimos dias. A maior delas, foi o motor do carro que estragou com o acúmulo de água na garagem. Uma das paredes está rachando com a umidade e o jardim está destruído com a lama que se fomou. “Estou desolada porque quero deixar minha casa arrumada e não posso”.



O engenheiro do Dnit de Lages, Ênio Spieker, explicou que vai verificar o local para analisar o que estaria obstruindo a passagem da água. Ele adianta, que antes da obra iniciar, foram realizados limpeza, alargamento do rio e retirada de materiais para aumentar a profundidade e melhorar os escoamento da água.




Foto: Suzani Rovaris

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...