terça-feira, 30 de abril de 2013

Sinotruk tem dois anos para iniciar produção


Sinotruk tem dois anos para iniciar produçãoClique para ampliar
Lages, 01/05/2013, Correio Lageano



Montadora chinesa adere a regime automotivo de isenção fiscal do Governo Federal e tem dois anos para iniciar produção



A Sinotruk assinou, na última semana, adesão ao novo regime automotivo do Governo Federal, o Inovar-Auto, que firma o protocolo de intenções da fabricante de caminhões chinesa em instalar fábrica em Lages. A publicação de sua homologação ao Inovar-Auto deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.




O presidente da SCParcerias, Paulo Cesar da Costa, o Costinha, informou que a portaria prevê a isenção fiscal para a Sinotruk, na comercialização de caminhões sem a incidência de 30% do IPI, incluindo os 400 caminhões que aguardam no porto de Itajaí. Em troca, a empresa terá que iniciar a produção no Brasil em no máximo dois anos.



O incentivo fiscal resulta da intenção da empresa instalar uma montadora em Lages.“Isso é importantíssimo. Ela foi enquadrada no Inovar-Auto porque vai fazer esse investimento”, declara Costinha.



Os incentivos fiscais serão compensados pelo investimentos que serão feitos. “Se ela não cumprir o plano, perde o incentivo e ainda é penalizada”, acrescenta. Segundo Costinha, o próximo passo é a assinatura do contrato de associação comercial, o joint-venture, entre a  importadora de caminhões Elecsonic, conhecida como Sinotruk Brasil e o grupo chinês CNHTC ( China National Heavy Duty Truck Group Corporation).



Costinha destaca, ainda, que a liberação dos 400 caminhões que hoje se encontram retidos no porto de Itajaí para venda dentro do território brasileiro com a redução de 30% do IPI é importante para que a marca Sinotruk continue se integrando no mercado brasileiro, até que esteja produzindo no Brasil.



A Sinotruk deve se pronunciar dentro de 30 a 60 dias, apresentando o valor preciso dos investimentos e a data para início da obra. A meta de produção da montadora em Lages é de 8 mil caminhões por ano, com investimento de R$ 300 milhões, mas à medida em que o parque industrial for se desenvolvendo, o valor pode chegar a R$ 1 bilhão.



Liberação ambiental


Enquanto isso, a prefeitura de Lages trabalha na liberação das licenças ambientais para o terreno, onde será instalada a empresa. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Carlos Pinheiro Filho, reuniu-se com representantes da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) para discutir o tema.



Foi solicitado que a licença ambiental prévia, que já existe para o terreno, mas está no nome da Companhia de Desenvolvimento de Santa Catarina (Codesc), tenha a titularidade transferida para a prefeitura.



Ainda foram tomadas as primeiras providencias para obtenção da Licença Ambiental de Instalação da Sinotruk.  “Não basta só doar o terreno, tem que doar em condições de a empresa se instalar”, acrescentou.


Foto:Arquivo CL

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...